Apresentação

No dia 16 de agosto de 1986 vários proprietários de empresas de serviços contábeis para constituíram a Associação Profissional das empresas de serviços contábeis. Essa reunião ocorreu na cidade do Rio de Janeiro e elegeu a comissão composta pelos Srs. Orlando Lima, Eurico Diniz e Guilherme Romay Filho.
Passados, exatos 6 meses, durante uma reunião de diretoria foi deliberado requerer a investidura sindical, transformando então a associação em sindicato.
A decisão em transformar a Associação Profissional em Sindicato, foi motivada pela necessidade de maior força representativa e de se assumir negociação das Convenções Coletivas da Categoria Econômica.

Carta Sindical
O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Rio de Janeiro obteve a carta sindical, reconhecida pelo M.T.B. em 15 de maio de 1987 e inscrita no C.G.C. M.F. sob o nº 31.248.933/0001-26.

Em 23 de janeiro de 1996 foram incluídas as Categorias Econômicas “Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, passando o sindicato a denominar-se “SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS, ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”.